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ATIVIDADES

Ministério da Educação
Secretaria de Educação à Distância
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
PROINFO INTEGRADO
Introdução à Educação Digital
Formadora: Malba Santos
Cursista: Wellington Rodrigues de Araujo




Atividade 1.0 – CONHECENDO OS PRIMEIROS APLICATIVOS
Do sonho aos ares”


         O vídeo intitulado “do sonho aos ares” - apresentado pela Comissão do Centenário do Voo do 14 bis – enfatiza o desejo do ser humano em superar seus limites, ultrapassar barreiras idiomáticas, culturais e tecnológicas, por meio da socialização de ideias, superação de dificuldades e adequação/desenvolvimento de tecnologia necessária ou disponível na época.
         O levantamento de dados para a pesquisa e realização da experimentação decorrido antes, durante e depois da realização do primeiro voo do 14 bis, se mostrou minucioso e audacioso, em face das evidentes limitações tecnológicas e religiosas.
         Essas pesquisas e/ou experimentações passaram por análises de maquetes, esquemas de dirigíveis e tentativas de realização de voo livre, a fim de concretizar um dos principais sonhos das civilizações anteriores: o sonho de liberdade representado no ato de voar como os pássaros.


Atividade 1.1 – TECNOLOGIA NA ESCOLA E NA SOCIEDADE


         Em um passado não muito distante, as tecnologias eram visualizadas como um recurso adicional para a formação do cidadão, e sim como um fator que poderia prejudicá-la, favorecendo uma aceleração perigosa dos estágios de aprendizagem, etc. A formação do cidadão era centrada em uma qualificação técnica, que oportunizasse uma empregabilidade, mas sem levar em consideração a importância de se capacitar ou se especializar em uma determinada área ou setor para sustentar essa empregabilidade.
         O uso das TICs possibilita um nível de qualificação que pode ser acessível a todos, desde que se tenha acesso ao universo digital. Com o advento das TICs, foram produzidas profundas transformações nos diversos setores da sociedade. Desde o modo de produção aos processos educativos neste novo milênio. Em contraste com o desenvolvimento de novas tecnologias para atender as necessidades desta sociedade tecnológica, está a geração de mais misérias espalhadas pelo mundo; pela fome; exploração do trabalhador em todos os níveis, etc. Mesmo com tanta tecnologia a nossa disposição, ainda é possível constatar uma gama de pessoas que não tem acesso ao mundo digital, em pleno século XXI, espalhados pelo país (segundo Comitê Gestor da Internet, 2008). 
         Sem receio e com orientação adequada, podemos buscar capacitações, sermos criativos, ousarmos e sermos cuidantes com nossa formação pessoal e coletiva, com as ideias e intervenções necessárias para tentarmos transformar nossa realidade para melhor.
Atividade 1.2 – REFLEXÃO COM VÍDEO (PÁGINA 50)


          O documentário intitulado “CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO”, de Estela Renner e Marcos Nisti, oportuniza aos telespectadores a possibilidade de reflexão sobre o poder da propaganda comercial para influenciar as crianças, consumidores potenciais e, por conseguinte suas famílias. Na verdade, o foco principal nas propagandas das grandes corporações são os pais ou responsáveis desses consumidores potenciais que são as crianças. A proposta é alertar as famílias da real necessidade de suas crianças e do compromisso que cada um de nós deve ter na formação educacional, social, política e econômica de nossa futura sociedade.


         Na entrevista (Educação e Tecnologia), o professor Ladislau Dowbor nos lembra de como a tecnologia está enraizada em nosso modo de vida, e que a educação dessa nova geração deve ser repensada; que se estabeleçam as prioridades para esse início de novo milênio, por meio da reflexão do currículo escolar, da escola e sua função social e das necessidades do ser humano e de seu compromisso com o meio circundante. A escola deve ser uma organizadora do conhecimento e articuladora dos diversos espaços do conhecimento (DOWBOR, 2004). É importante selecionar a informação significativa, isto é, uma proposta é oportunizar a comunidade escolar o debate sobre temas do cotidiano, desenvolvidos por empresas convidadas, para complementar a formação de nosso alunado ou do cidadão diante dessas novas tecnologias.


         O vídeo (O impacto da tecnologia da informação na vida social) mostra como uma parcela da humanidade se utiliza das novas tecnologias no cotidiano. Porém, também mostra que esse desenvolvimento não é acessível a todos. É uma tecnologia que exige recursos para sua manutenção, e que apenas alguns privilegiados dispõem dessa facilidade.
A sociedade atual depende muito das novas tecnologias para o seu desenvolvimento, mas a decisão de como usar o conhecimento e as tecnologias provenientes dele é exclusiva do ser humano. O bom ou mau uso das novas tecnologias depende de todos nós.


         O vídeo (Fases da revolução industrial) retrata o advento de novas tecnologias que permitiram o desenvolvimento de máquinas ou estruturas mecânicas que facilitaram a vida das sociedades. Esse é o lado positivo da revolução industrial que permeou o mundo no século XVIII. Um dos pontos negativos foi a exploração do trabalho de menores, de desempregados. A riqueza estava concentrada em poder de uma minoria que governava os interesses em cada país. È um alerta acerca da importância da tecnologia para o desenvolvimento da humanidade, sem respeitar o consumo de nossos recursos naturais, isto é, o meio ambiente.


         O vídeo (Viciado em world of warcraft) retrata uma realidade crescente: o vício pela tecnologia, em especial a nova tecnologia utilizada em jogos on line. As pessoas que se enveredam neste mundo virtual, correm o risco de se envolver de tal modo, que a realidade circundante passa a ser a realidade virtual (chegam a confundir, em alguns casos, o que é real e o que não o é). Os especialistas que estudam o comportamento humano alertam para um perigo real: mais e mais pessoas se deixam influenciar pelos desafios virtuais em detrimento dos desafios do cotidiano, o que pode alterar significativamente a saúde, o comportamento social, em suma a vida, para uma condição crítica de existência. 




Atividade 1.3 – PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM - DEFINIÇÃO DO TEMA GERADOR


         Após um breve debate sobre a importância das novas tecnologias, o tema gerador definido foi denominado “Mídia e Educação”.    O texto “Trabalhando com projetos” evidencia a importância de se adaptar uma ação por meio da pedagogia de projetos visando aprimorar a qualidade do ensino nas escolas.


Atividade 1.4 – PARTICIPAÇÃO EM FÓRUM DE DISCUSSÃO ON-LINE


         A pedagogia de projetos nos oferece a oportunidade de desenvolver atividades que valorize as ações do aluno e do professor, ambos agentes ativos nesse processo.
         Um bom projeto de trabalho requer uma ação planejada, com a escolha do tema gerador para o desenvolvimento de atividades que fomentem a pesquisa; sistematização e produção no projeto.
         A experimentação e divulgação dos resultados obtidos são essenciais para a socialização da prática pedagógica na comunidade científica.
         As ações antes, durante e depois da execução do projeto podem orientar na confecção e/ou construção de um produto educacional para sua prática no cotidiano escolar.


Atividade 1.5 – COMPRANDO UM COMPUTADOR (PÁGINA 61)


1.    Qual notebook você escolheria para comprar? O notebook Megatron.
2.  Qual computador apresenta a melhor configuração de processador, memória e armazenamento (disco rígido)? O notebook Megatron com Core 2 Duo T5750, com 2.0 Ghz (processador), 4 Gb (memória), 250 Gb (disco rígido ou HD), monitor de 14,1” (polegadas), Wi-fi e o sistema operacional Linux.


MEMORIAL


         A expectativa em relação ao curso foi significativa, vislumbrando a possibilidade de aprimorar o conhecimento em relação ao sistema operacional Linux (educacional) e seus aplicativos.
         As atividades 1.0 e 1.1 exigiram a operação com o writer (editor de texto), o que demandou um tempo mínimo, pois, já possuo um conhecimento (limitado – por meio da utilização diária) sobre esse aplicativo.
         A atividade 1.2 (reflexão com vídeo) oportunizou uma reflexão acerca das influências positivas e negativas sobre o advento de novas tecnologias e suas implicações sociais, políticas e econômicas.
         A atividade 1.3 (projeto integrado de aprendizagem) não foi realizada – até o momento não defini o tema gerador para meu projeto – tenho dúvidas acerca da aplicabilidade do mesmo e preciso das sugestões de meus amigos de curso.
         A atividade 1.4 (fórum) foi mais fácil de discorrer, uma vez que o texto sugerido na atividade 1.3 (trabalhando com projetos) foi refletido de acordo com a realidade em que estou inserido na escola da prefeitura de Maceió e na escola da rede estadual (ainda assim, mesmo com essa reflexão, não escolhi o tema gerador).
         A atividade 1.5 (comprando um computador) foi considerada relativamente fácil, levando-se em conta aspectos que poderiam oferecer uma funcionalidade mais efetiva em termos de desempenho, tais como processador, memória, disco rígido, etc.


Atividade 2.1 - APRENDENDO A NAVEGAR NA INTERNET
       
         Visitei o endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br e verifiquei que os links eram espaço da aula; jornal do professor; conteúdos multimídia; cursos e materiais; interação e colaboração; links; plataforma Freire; e cada um deles encaminha para uma página específica sobre assuntos variados, voltados a ação pedagógica do profissional da educação.


Atividade 2.2 – AINDA NAVEGANDO


         A Biblioteca Digital Mundial oferece vários tópicos de interesses diversos. Pode-se clicar na imagem e ampliá-la para uma melhor visualização (dados sobre cultura; outras fontes, etc).


Atividade 2.3 – ENDEREÇOS NA WEB


         Ao tentar acessar os endereços da Fundação Ayrton Senna, Universidade Federal do Ceará e Organização não-governamental Green Peace, digitando respectivamente,
apenas consegui acessar o último. Os endereços corretos dos demais são


Atividade 2.4 – SABENDO AONDE IR (NOSSO PROJETO)


         Após a leitura de textos e visitas a alguns sites (sugeridos), comecei a amadurecer a idéia de escrever um projeto para o ensino fundamental. Ainda não defini com precisão a temática-foco, mas sinto a necessidade de trabalhar com a produção de um vídeo.


Atividade 3.1 – VISITANDO OS BLOGS


                No endereço http://blibie.blogspot.com encontrei blogs de divulgação de idéias, gosto (como por exemplo, “O mundo Encantado de Cecília Meireles”); de registros pessoais ou de preferências artísticas, etc.
                Os autores de um blog são escritores, advogados, jornalistas, pessoas comuns que manifestam por meio desse diário virtual seus anseios, angustias, seu modo de ver o mundo e as pessoas que as cercam.
                O antigo diário escrito a mão era conhecido só pelo seu escritor ou por pessoas de sua inteira confiança. Os blogs são diários que não são mais tão pessoais assim. São públicos, com a intenção de divulgar uma idéia ou preferência por alguma coisa.
                O fato de tornar público suas anotações em um blog (quando configurado assim), oportuniza a troca de experiências nos mais diversos campos do conhecimento.


Atividade 3.2 – ANALISANDO ENDEREÇOS DA WEB


                Os blogs apresentam em comum as atividades realizadas pelas instituições a qual estão associados, e com criatividade procuram chamar atenção para os assuntos de seu interesse.
                Algumas escolas utilizam seus blogs como um instrumento de socialização entre os alunos, pais ou responsáveis e a comunidade escolar, e/ou como mostruário da produção discente.


Atividade 3.3 – PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM EM BLOG


                Construí meu blog do projeto no blogspot.com, e já postei o mapa conceitual e algumas atividades já realizadas em uma página a parte no blog.
                O blog é simples, pré-formatado, mas registrarei todo o processo de construção e desenvolvimento do projeto.


Atividade 3.4 – POSTANDO NO BLOG


                Como já mencionei, já postei meu mapa conceitual, e assim que tiver o projeto pronto postarei também.




Atividade 3.5 – NAVEGANDO ENTRE OS BLOGS


                Encontrei esse blog que acredito apresentar alguns elementos descritos por Orofino (2005), e o seu endereço é
http://visaodigital.org/tiatati/ , é o blog da tia Tati.
                O blog oferece a oportunidade de socializar projetos e/ou atividades que podem ser adaptadas de acordo com a realidade que o professor e seus alunos estão inseridos.

A unidade 4 não tem fórum.


Atividade 5.1 – O COMPUTADOR VAI SUBSTITUIR O PROFESSOR?

Após a leitura do texto “O COMPUTADOR VAI SUBSTITUIR O PROFESSOR?”, a palavra-chave escolhida foi “conexões”, que reflete as interações que precisaremos estabelecer com os alunos, com as famílias, com outros profissionais da educação, com o mundo virtual.

Atividade 5.2 – PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM

Há uma certa dificuldade em conseguir a cooperação de alguns alunos da turma (no turno noturno). Estou realizando atividades em grupo (aprendizagem compartilhada), distribuído-os estrategicamente para despertar nesses alunos o sentido de coparticipação.

Atividade 5.3 – PESQUISANDO NA WIKIPÉDIA (1)

Encontrei no Wikipédia um artigo sobre redes sociais muito útil para se iniciar uma discussão com os alunos em sala de aula. O endereço do artigo é http://pt.wikipedia.org/wiki/Redes_sociais .

Atividade 5.4 – PESQUISANDO NA WIKIPÉDIA (2)

A primeira postagem foi em registrada por Joaotg em 08h43min de 5 de julho de 2004.

Atividade 5.5 – DISCUTINDO SOBRE A WIKIPÉDIA

O uso da Wikipédia pode ser um recurso auxiliar na busca pelo conhecimento (o auxílio do professor ou mediador é necessário para se chamar atenção para a qualidade da informação requerida). Oriente o alunado a questionar sempre os dados fornecidos para uma melhor compreensão do que está sendo estudado.

Atividade 5.6 – ANALISANDO A WIKIPÉDIA

Não consegui acessar até o momento o endereço http://autonopedia.autonomia.g12.br/index.php/Mitos, e realizar a análise desejada.

Atividade 5.7 – PUBLICANDO VÍDEO NO YOUTUBE

O vídeo “EMPREGO E REDES SOCIAIS” é uma alternativa de reflexão acerca das possibilidades de se utilizar as redes sociais para divulgar produtos e serviços; pleitear um emprego ou divulgar preferências pessoais. No caso de uma aquisição de emprego, devemos primar pela ética a fim minimizar possíveis danos morais que possam ocorrer (ainda não há uma legislação específica, mas já se localizaram e detiveram pessoas pelas redes sociais).